Páginas

terça-feira, 3 de julho de 2012

NÓS, OS BRASILEIROS por Fábio Cezar

Aproveitando o que o amigo Marcos César diz em seu blog [http://obrasilista.blogspot.com] a cerca da palavra "brasileiro",  proponho uma reflexão.

Quem nasce na França é francês, na Inglaterra, inglês e em Portugal, português, não há dúvidas sobre isso. Nascido na América é americano, na Itália, italiano, em Mongólia, Mongol e, no Zimbábue, quem diria, é zimbabuano! O brasileiro pode até ser um povo caloroso, de grandes esportistas e artistas. Mas, além de ter servido por séculos como colônia de exploração e exílio de degredados, nesta questão dos adjetivos pátrios, o Brasil acabou virando mesmo foi um grande motivo de piada. E de mal gosto.

Se em nossa tradição oral  insistimos em contar anedotas sobre a figura do português, é porque desconhecemos que nosso antigo colonizador já antecipou-se e presenteou-nos com um título jocoso que carregamos orgulhosos, sem nos darmos conta da gafe cometida: ser chamados brasileiros. Isso porque, como bandoleiro, maconheiro, macumbeiro, funkeiro, roqueiro, bicheiro, lixeiro, coveiro e pedreiro são adjetivos originalmente com valor depreciativo, a palavra brasileiro traz uma conotação igualmente pejorativa. Não que as profissões de lixeiro, coveiro ou pedreiro sejam menos dignas, mas naturalmente não são aquelas que representam status social.

Brasileiro também era adjetivo que indicava uma atividade profissional, ou seja, o extrator de pau brasil. Como, via de regra, essa mão de obra era fornecida pelos escravos, índios ou africanos, ou por criminosos degredados para o nosso país por Portugal, a palavra brasileiro passou a ter também um significado depreciativo.

Analisando, pode-se constatar que são raríssimos os gentílicos que carregam o sufixo "eiro" na língua portuguesa. Além de brasileiro, temos "mineiro", outro que também virou injustamente motivo de piada na cultura brasileira (ou, melhor, brasilista, ou brasiliana, como preferir).

Enfim, seja em tempo de eleições ou não, somos todos filhos desta mesma pátria amada, de tantas políticas e politicagens, políticos e politiqueiros, como nós, uns bons brasileiros!

Fábio Cezar


http://fabiocezar.blogspot.com.br/2010/07/nos-os-brasileiros.html

Um comentário:

  1. GOSTEI POR DEMAIS, MEU AMIGO MARCOS CESAR! O BLOG É ÓTIMO ALGO CURIOSO; QUEM NASCE EM BRASÍLIA, É BRASILIENSE. QUEM NASCE NO BRASIL, DEVERIA SER "BRASILIANO" OU "BRASILIENCO" PÔ !! CANSEI DE SER "brasileiro" RSRSRSR

    ResponderExcluir