Páginas

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Errar na escolha do legislativo é o pior erro.

A grande maioria da população se preocupa muito com as escolhas dos prefeitos, governadores e presidente, que são cargos executivos, ou seja, a função principal é administrar conforme o que a lei permite.

Claro que os executivos podem enviar projetos de lei e possui outros recursos menores no campo da lei, mas, como dito, são menores.

Por exemplo, o executivo não pode legislar sobre orçamento, isso é função do Congresso Nacional. O Congresso tendo o poder de votar orçamento pode fazer o que acabou de fazer rapidamente com os seus salários, agora quase 27 mil reais! Outra possibilidade do Congresso é retirar 3 bilhões do já pobre orçamento da Ciência, Tecnologia e Educação e aumentar em 1 bilhão de reais o orçamento do Bolsa Família. Enquanto isso, morosamente eles votam o aumento do salário mínimo para 540 reais. O pior aumento de salário de um político foi de 62%, teve alguns que aumentaram mais de 130%! Porém, o zé povinho terá que se contentar com míseros 5,9%.

Fica muito claro o prejuízo de uma má escolha no legislativo. O Congresso se comporta como um estouro de uma boiada violenta. Por onde passa destrói tudo. Com bois mansos corremos menos riscos, mas esses que estão aí são muito ferozes.

O pior de tudo é que o Congresso é em geral legítimamente eleito, ou seja, segundo o que o burro povo atual quer. O povo se casa com um estrupador e reclama da falta de amor e carinho. Povo mais incoerente impossível. A imprensa em geral mostra muita coisa para o povo e este ignora. Por exemplo, tudo que escrevi aqui é divulgado pela imprensa e mesmo assim poucos como você e eu dão importância as informações das sacanagens do políticos do congresso.

A partir de 2011, cada péssimo congressista escolhido vai custar 1,7 milhão de reais por ano. Eu disse e repito, CADA congressista. Ao final de um mandato cada um terá custado quase 7 milhões de reais, repito, cada um desses congressistas. Se for um senador, custará em 8 anos quase 14 milhões de reais cada um!

Errar na escolha do legislativo é o pior erro.

Claro que errar no executivo também é ruim, mas nos últimos presidentes, por exemplo, todos deixaram boas coisas para nós. Se hoje temos bons carros, cheque nominal obrigatório a partir de determinado valor, computadores modernos devemos isso ao curto governo Collor. Se hoje temos uma moeda com menor inflação e remédios genéricos devemos ao governo Fernando Henrique. Se hoje temos maior visibilidade mundial e mais distribuição de renda devemos ao governo Lula. Cada leitor que tenha gostado mais de um determinado governo terá mais a dizer do que eu disse, mas independente disso, pergunto, o que o Congresso de qualquer dessas épocas fez de bom para o povo?

Se você souber de algo bom do congresso em alguma época fez para o povo diretamente pode responder se quiser no campo comentários.

De forma alguma eu quero defender algum governo, vamos ser imparciais nesse aspecto, o que quero apresentar é o fato do péssimo serviço deste tanto quanto péssimo escolhido congresso.

Vamos escolher melhor. Escolher perfeitamente é impossível, mas escolher melhor é possível. Por exemplo, eleger quem já teve mandato em geral é pouco recomendado. Só de renovar o congresso podemos corrigir a presença contínua de velhos e maus políticos. O maior medo de um congressista é não voltar "nos braços do povo". Político ruim não merece um braço, merece um punho muito forte.

Aprenda e repasse essa ideia fundamental que escolher bem o congresso é o que pode melhorar um pouco nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário