Páginas

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A verdade sobre a dívida externa e a oposição.

Muitos vão se perguntar: Por que a oposição não fala a verdade?

Vou tentar responder, mas antes vamos falar da dívida externa.

Todo mundo já ouviu falar no Fundo Monetário Internacional, o FMI. Que nada mais um órgão financeiro, por assim dizer, um banco. E como todo banco, seu produto é dinheiro. Faz dinheiro através de dinheiro, os juros. Dizem que ele serve para socorrer países em crise, será? Imagine alguém doente, ou seja, com pouca saúde e lhe seja oferecido um pouco de saúde imediata, mas ele deveria devolver toda a saúde que recebeu e mais um tanto. Em resumo, fica bem de imadiato, mas no final vai ficar ainda mais doente que antes. Talvez por isso tenha surgido o termo saúde financeira.

Imagine que você tenha uma previsão que em seis meses você corre risco de ficar com uma dívida, por exemplo, há uma gravidez na família e talvez quando a criança nascer você terá que pagar pelos serviços médicos do parto e etc. Quem é prudente vai conseguir o dinheiro antecipadamente para cobrir essa possível necessidade futura. Sem dinheiro, você faz logo um empréstimo. Na verdade você tem outras dívidas, como prestações diversas, mas esse empréstimo é bem específico, para o nascimeto de sua criança. Depois de seis meses você consegue todo atendimento médico gratuitamente. Prudente que é, devolve o dinheiro emprestado pagando somente os juros. Ficou claro?

Bem, vamos a dívida externa. O Brasil tem diversas dívidas, uma delas foi o empréstimo que o Fernando Henrique Cardoso fez na forma de ter uma reserva de segurança que acabou nem sendo gasta. O Lula devolveu o dinheiro pagando os juros, ou seja, pagou apenas uma dívida de um dinheiro que nem gastou. Até aí tudo bem, mas é mentira de que pagamos nossa dívida externa, nós pagamos uma dívida externa. Na verdade pagamos uma dívida específica de um dinheiro que nem gastamos. Temos outras dívidas, uma delas é a dívida interna que passa de 1 trilhão de reais (quase 10 Microsofts).

É mentira de quem não pagou o parto está livre de dívidas e só devolveu o dinheiro com juros, na verdade tem dívida aos montes. Simplificar é a melhor maneira de enxergar as coisas.

Chegou a hora de responder a primeira pergunta deste post sobre a oposição.

A oposição não diz nada porque uma vez de volta ao poder ela vai fazer exatamente o mesmo que a situação faz hoje, mentir. Vai repetir mentiras da mesma maneira para serem aceitas, formando uma legião de repetidores.

Precisamos despertar deste 1984 (que não conhece nem o livro nem o filme precisa conhecer), onde nós estamos alienados, enganados e massacrados.

Como ja disse em outro momento, o Brasilista é um crítico do mundo em que vive, ou seja, analisa a Matrix em que está preso. Leia sobre o filme 1984 e entenda no que o mundo está se tornando.

Frase indagante do filme Matrix: "Você já esteve em um sonho que você não sabia se estava acordado ou dormindo?"

Imagine que você vive num mundo onde você não consegue distinguir o que é real e o que não é, o que é mentira e o que é verdade. Muitos repetem que isso é paranóia. Mais uma mentira!

Um comentário:

  1. Muito bom o texto!

    O blog é ótimo, acho que precisamos despertar mesmo a ira brasileira hehe

    ResponderExcluir