Páginas

sábado, 30 de outubro de 2010

Dilma ou Serra, quem teve o melhor investimento?

Vamos a mais um pequena historinha. Não se apresse, leia, pois é bem pequena.

Um taxista em mais um dia de trabalho, onde seus ganhos depende dos tantos passageiros que existem nas ruas em busca de seus serviços, vaga pela cidade. Vai pegando seus clientes temporários deixando-os em seus destinos, sempre prestando o melhor serviço possível. Com seu trabalho, sendo autônomo e trabalhando pela capital do Rio de Janeiro, consegue uma renda bruta de 4 mil reais. Um belo dia ele pega um passageiro que se encanta com a qualidade de seu serviço, esse passageiro é um rico empresário e lhe faz a proposta de pagar-lhe mensamente um valor de 8 mil reais na condição de exclusividade, ele continuaria taxi, mas não poderia prestar mais nenhum atendimento a outros clientes. Uma condição fácil de aceitar, afinal, quem paga pela exclusividade deve receber exclusividade.

Agora, começando a falar de Dilma e Serra, quanto você pagou pela campanha deles? Quanto eles te devem obediência? Os valores das campanhas são exorbitantantes e eles não gastam um só centavo, afinal, o retorno salarial e etc não compensam. Será que quem paga a campanha só quer vantagem política? Eu creio que não. Pelo menos só isso, não.

Muitos sabem, mas sempre esquecem uma característica básica do dinheiro. Ele é finito. Imagine uma grande piscina com 50 mil litros de água para serem usadas por 50 pessoas, fica claro que cada uma tem direito à mil litros. Mas, o que acontece se algumas quiserem uma reserva de água maior? Se roubarem, causará muitas brigas. Pode parecer incrível, mas terão que convencê-las a dar sua água espontâneamente. Neste esquema ardiloso surgem aqueles que emprestam água a juros, ou seja, emprestam 100 litros, mas querem 120 litros em doze parcelas de 10 litros. No final, quem pregou o empréstimo ficou 20 litros mais pobre. Outro, mais ardiloso, cobra por serviços que deveriam ser entregues gratuiramente, então, daqules mil litros, que parte já estavam sendo pagos em impostos, são gastos por serviços particulares. Bom, pra resumir, no final de dez anos, apesar de no começo cada um ter 1000 litros, uns terão 5 mil litros enquanto outros, terão 500 litros, surgem pobres e ricos neste esquema mesquinho. Daí, uns com esses 500 litros se tornam políticos e lideranças para combater a desigualdade. Mais que depressa, os abastados ficanciam essas campanhas, que prometem resolver todo o problema e com isso saem de 500 litros para 1500 litros entrando no esquema. Alguns, já morrendo de cede resolvem se rebelar, mais uma vez alguns tem a ideia brilhante de controlar esses pensamento rebeldes e promovem um paz interior chamada religião distoncendo ensinamentos antigos. em troca desse serviço deixam de pagar impostos. Com o passar das gerações, ninguém mais sabe ou lembra da época que todos eram iguais e se acostumam com essa desigualdade.

Agora, finalmente, quem é melhor, Dilma ou Serra? Não sei. Não paguei eles, nem "passageiro" deles eu fui. Eles não são meus fantoches ou empregados. Eles não sentem nenhuma dívida por mim. Agora devemos escolher o menos pior.

Uma questão está respondida, os que finaciam as campanhas sabem que o dinheiro é finito é quer manter esse esquema de entrega de dinheiro "espontâneo" aos que querem mais e mais.

Boa sorte na sua escolha. Só não vote nulo, pois, o nulo não anula eleição.

O Brasilista queria Marina, e amanhã vai se decidir nas urnas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário