Páginas

domingo, 7 de novembro de 2010

Memória é o que gera justiça, ignorância gera injustiça.

O brasileiro tem extremo problema de memória, por isso pratica tantas injustiças! Os sem memória muitas vezes são ingratos. Os ignorantes não sabem porque não querem.

Você que é Brasilista não ignora, analisa. O que é confisco? O que é bloqueio?

Confisco é tomar para si algo. Os impostos são formas de confisco. Um bloqueio é limitar o acesso sem retirar a posse.

Por exemplo, você tem um carro e ele é retirado de você. Isso é um confisco. Agora, você tem um carro que só pode consumir 7 litros de gasolina por dia devido a racionamento de combustível. Aquela viagem que você tinha programado vai ter que ser adiada, pois, para isso o tanque teria que estar cheio, e devido ao racionamento não vai dar para chegar ao destino. Após a passagem do perído de racionamento, você pode se abastecer normalmente.

No fim da década de 80, existia uma aplicação chamada Over Night que rendia até 80% ao mês. A poupança rendia por volta de 40%. As pessoas se preocupavam pouco em produzir e consumir, pois, aplicar aparentava ser um ótimo negócio.

Mas se ninguém produz e ninguém compra, como a economia pode se sustentar?

Não precisa ser muito inteligente para perceber que isso beira ao caos, a bolha estava por explodir. As pessoas estavam entregando suas vidas aos banqueiros da época, vendiam casas, carros e o dinheiro ia para os bancos na busca frenética por rendimentos. Uma loucura! O dinheiro surgiu para facilitar o comércio. Em vez de ficar se trocando produtos, trocava-se produtos por dinheiro. Um sapateiro trocava seu serviço por dinheiro para poder comprar do agricultor local. Repetindo, o dinheiro nasceu para facilitar o comércio que é basicamente produção e venda. No final da década de 80 o comércio estava falindo e com isso os empregos. Dinheiro era feito a partir de dinheiro em um processo nocivo. Para freiar o processo surgiu o BLOQUEIO (e não confisco) da poupança. Com a limitação de saque mensal de 5 salários mínimos, renda MÁXIMA de 60% dos brasileiros da época, ou seja, a maioria tinha renda mensal infeior. Quem tinha, vamos supor, 200 salários mínimos poupados só podia sacar por mês 5 salários mínimos, ou seja, quem era rico, ficou com vida de classe média. Quem era pobre e coitado nem sentiu diferença. Imagine que hoje 5 salários mínimos são 2550 reais (200 salários mínimos são 102 mil reais). Quem saca tanto da poupança por mês? Mesmo que fosse 1000 reais, volto a mesma pergunta, quem saca tanto por mês assim? Só quem é classe média alta faz isso. Entenda que isso não se aplicava a conta corrente, somente a poupança. Quem tinha 200 salários mínimos em conta corrente podia sacar sem problemas.

Mas porque houve então aquele movimento que culminou no impeachement do presidente da época?

Simples, todos da mídia, sem excessão, são da classe média alta e eles foram diretamente atingidos em suas vidas abastadas. Todos os políticos e empresários da época tiveram suas vidas afetadas também. O único que não foi afetado, o povo, com seu talento para se comportar como gado foi guiado pelas ruas a protestar. Muitos daquela época foram para a rua beber e pintar a cara (de palhaço, na verdade). A mídia pressionou em causa própria. Veja um exemplo de pressão demagoga exibido na época pela Rede Manchete a ministra da economia. Digo demagoga porque na verdade estava velada um interesse próprio.

Observar para entender...



O Brasilista é inteligente e tem memória. Sofre preconceitos por isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário