Páginas

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Isso tudo é no máximo um começo.

Você deve saber que o salário mínimo é de 510 reais. Claro que é menos que isso, pois, ainda tem-se os decontos. Mas o que isso tem a ver com a violência do Rio?

A verdade é dolorosa, mas poucas pessoas sabem que viciados, craqueiros e afins estão queimando motos,  carros, vans, ônibus e caminhões. A tabela é a seguinte. Se queimar carros e vans, o tráfico está pagando 250 reais, se queimar caminhões e ônibus, 500 reais. Daí, pergunto, como seduzir os jovens ao trabalho honesto? Ele, jovem totalmente despreparado e desamparado, que não consegue nem o emprego de salário mínimo é sozinho culpado por sua escolha errada?

Não estou defendendo criminosos, detesto a maior parte das ações dos chamados Direitos Humanos. Estou defendendo aqueles que não são ainda bandidos, que são as crianças! Eles ainda são indefesos e pacíficos. Daqui 10 anos essas crianças podem virar animais ferozes, cheios de raiva no coração querendo matar e dominar todos os que ignoravam sua existência quando eram simples crianças.

A criança tem que acreditar que estudar e trabalhar é a solução única viável para suas vidas. Hoje, no ano de 2010 estamos precisando condenar as crianças abandonadas na década de 90. Hoje, em 2010 temos outras crianças desassistidas que em 2020 vão se tornar violentas.

No Complexo do Alemão e Vila Cruzeiro temos 400 mil moradores e se estima algo em torno de pouco mais de 2 mil bandidos. São 0,5% de bandidos, mas que são fortemente armados, conseguindo dominar todo o restante. Ninguém quer morrer de um tiro de fuzil ou ver sua família destruída.

Acho ótimo a sociedade apoiar os policiais nessas operações de risco, tonando-se heróis. Mas o que eles podem fazer é isso, eliminar as consequências de políticas falidas. Bem em frente a Vila Cruzeiro tem um CIEP. Será que teriamos essa guerra urbana se os sistemas de ensino público funcionassem?

Eu detesto rico burro. Ele não entende que se ele reduzir 10% de sua renda equivale a 100% de paz em suas vidas. Achei rídicula a posição de uma determinada repórter "High Society" em se opor ao fato que o salário mínimo ser baixo tenha a ver com sedução dos menores para o crime. Pense comigo, qualquer um que quiser encontrar uma boca de fumo vai achar. Agora, por que você, eu e outros com condições melhores que estes desassistidos não vão trabalhar no tráfico? Posso responder por mim, mas acho que a resposta é comum. Não tem nada no tráfico que me seduza. Vamos deixar de hipocrisia! Só vai pro tráfico que não tem nada a perder, tudo pode ser lucro para esses. Quem quer ganhar salário mínimo? Concordo que com essa formação que eles possuem nem salário mínimo eles podem ganhar, mas aí que reside o problema. Por que eles tem uma formação educacional tão ruim que eles acabaram por não ter condições de emprego algum?

Por isso eu afirmo, essas ações contra os bandidos é no máximo um começo, pois está combatendo os erros deixados pelo passado. Cuida das consequências deixadas. Mas que causas nós vamos defender hoje para não gerar novas consequências? Sem filosofar muito, quando vamos efetivamente cuidar do futuro de nossas crianças de hoje e de cada momento futuro?

Devido ao Tropa de Elite, hoje valorizamos os policiais, isso dá moral nessas ações. Mas eu conheço outros heróis. São heróis os que matam bandidos, mas são muito heróis também aqueles que fazem milagres para salvar vidas hoje. São heróis aqueles que ensinam nossas crianças quase que gratuitamente. Aliás, por isso que dizem que o ensino é gratuito, é sim, a miséria que o professor ganha é quase uma gratuidade. A miséria que o médico ganha, chega a ser um grande desrespeito. Não vejo em um simples vereador a metade da importância de um médico, mas vá ver quem é melhor remunerado.

A segurança está aí executando aqueles que foram esquecidos quando eram inocentes crianças. Não são mais inocentes, eles adoram o poder sem a menor humildade. Mas, e as crianças de hoje? Vamos dar alternativas melhores para todos nós?

Isso tudo é no máximo um começo.

Cuida-se das consequências agora, mas o que haverá para as causas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário