Páginas

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Enem pensar...

O mico da educação se repete mais uma vez, afinal, pra quê educação? Educação é um negócio muiiiito chato! Futebol, novela, cerveja, pagode, samba e carnaval agrada a grande maioria, não é verdade?

O Brasil se contradiz a todo momento. Uma premissa do ENEM é a igualdade de avaliação e a melhor maneira de fazer isso é unificar nacionalmente tal exame. Isso quer dizer que todas as provas serão exatamente iguais para todos os brasileiros.

O Ministro da Educação diz que aqueles que foram prejudicados farão uma nova prova com o mesmo peso exato da anterior.

Isso é possível?

Vamos ver isso individualmente.

Se isso for verdade, um candidato que fez a primeira versão deve alcançar o mesmo resultado nesta nova prova. Para não ser intransigente, creio que um grupo de cem candidatos que já fez a prova deveria participar voluntariamente com o bônus de que se a segunda prova tiver um melhor resultado valerá como seu resultado validado. Se for pior valerá o primeiro para não haver perdas, ou seja, o fica com o mesmo resultado ou melhor.

Caso a teoria de que a prova tem o mesmo peso, uma vez que o estimulo de poder melhorar o resultado está na mente do aluno, creio que esse grupo fará a prova com muito empenho, tal como fez da primeira vez.

Caso se confirme que esse grupo de cem candidatos teve um resultado com diferença  média de até 1%, podemos considerar que a nova prova atingiu o objetivo de ter o mesmo peso. Caso contrário, fica confirmado que na prática isso não é possível.

O Brasilista quer fazer o ENEM pensar. Mas eles não querem é nem pensar.

Opinião:

A redação tendo um tema diferente por si só pode prejudicar, afinal, se o tema for melhor dominado pelo examinado, melhor para ele, mas se for pior dominado? Isso só para citar um segmento da prova. E a pressão de ser um excluído do grupo? Se todos refizerem a prova tem-se o sentimento de todos no mesmo barco, ou seja, igualdade de novo. Uma prova diferente é uma prova diferente e ponto final. Faça-se o teste proposto e vamos confirmar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário