Páginas

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Para pensar sobre a violência no Rio de Janeiro.

Como já falei em outro artigo, fica com a seguinte dúvida: Como pode haver paz sem guerra?

As Unidades de Polícia Pacificadora são um contra-senso em sua essência. Como a Polícia ocupa uma comunidade cheia de criminosos sem prender quase ninguém? Eles viraram fumaça? Há dúvida que existe algo errado nisso tudo? Os bandidos ficaram soltos.

Os comandos da Polícia Militar foram trocados, mas os policiais corruptos continuam os mesmos. Será que o tráfico realmente parou de funcionar? Será que os viciados que iam nessas comunidades pararam de consumir? Evidententemente que não. Os consumidores de drogas continuam consumindo. O que deve ter acabado é o arrego dos policiais. Parecia ser uma medida inteligente trocar os comandos e acabar com os arregos dos policiais corruptos. Mas, se esquece que policial bandido é pior que qualquer bandido, é uma raposa com pele de cordeiro.

Uma outra questão. Alguém se lembra de bandidos atacando pessoas humildes, pessoas da alta sociedade ou de ricos empresários? Eu lembro de casos de violência para todos esses grupos, principalmente os mais humildes. O que me causa estranhesa é que não me lembro de bandidos terem atacado com violência qualquer político. Até acontece de um suplente mandar matar o político eleito para pegar sua vaga ou por vingança. Nesses casos os bandidos atuam em nome de seu mandante, um político. Mas, por que será que bandidos nunca atacam políticos? Será que são amigos de muitos deles? Será que é por isso que as leis são tão brandas com os criminosos? Amigo não quer prejudicar amigo?

O crime é organizado, ou seja, dividido em órgãos. Temos o Terceiro Comando, o ADA, o Comando Vermelho. Ainda bem que o crime não é unificado. A polícia perde eficiência por ser dividia em órgãos também. Pense no assunto.


A sociedade está perdida como cego em tiroteio, está doente e alienada. Quem mora na zona sul do Rio de Janeiro só se preocupa com sua Ipanema, seu Leblon e etc. Tudo pode acontecer na "periferia". Achei ridículo o Arnaldo Jabor defender descaradamente a zona sul. Lá as vidas têm mais valor?

Concluindo sobre a violência. Com essa PM de tantos corruptos não há como vencer a violência. Inocente ou imbecil aquele que acreditar nisso. Sem cessar os motivos de tanta corrupção na polícia, não haverá como mudar. Policial e politico são da sociedade, não são alienígenas.Ou melhoramos nossas escolhas políticas ou isso que está aí vai piorar. Os piores bandidos estão nas câmaras estaduais ou federais. O povo elege bandido e se espanta com a violência. A mulher se casa com um estrupador e se surpreende com a falta de carinho na cama.

Temos que tratar esses políticos como bandidos que são. Não quero incitar mais violência, mas imagine se a sociedade mostrasse que está acordada e cada vitima de violência atacasse um político. O maior medo dos políticos é perder o controle da situação, não dos bandidos, esses são amigos. Mas, medo deles é perder justamente o controle da sociedade.

Olhe o discurso do Arnaldo Jabor no link abaixo, onde ele defende pricipalmente a zona sul, já que as perfirias já moram dentro da violência.

http://g1.globo.com/videos/jornal-da-globo/v/ta-na-hora-dessa-gente-carioca-mostrar-o-seu-valor/1381194/#/Edi%C3%A7%C3%B5es/20101124/page/1

O Brasilista vê tudo, menos como fazer a sociedade pensar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário