Páginas

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Constituição religiosa e o dízimo.

Bom, vamos definir o que é constituição:

"Constituição é o conjunto de leis, normas e regras de um país ou de uma instituição. A Constituição regula e organiza o funcionamento do Estado. É a lei máxima que limita poderes e define os direitos e deveres dos cidadãos. Nenhuma outra lei no país pode entrar em conflito com a Constituição.

 Nos países democráticos, a Constituição é elaborada por uma Assembléia Constituinte (pertencente ao poder legislativo), eleita pelo povo. A Constituição pode receber emendas e reformas, porém elas possuem também as cláusulas pétreas (conteúdos que não podem ser abolidos).

A Constituição brasileira, que está em vigência, foi promulgada pela Assembléia Constituinte no ano de 1988."

Sem querer me alongar mais, podemos ter constituições formais (com todos os detalhes por escrito, que é o caso do Brasil) ou costumeiras (onde as pessoas passam umas as outras sem a necessidade de um documento formal, como é o caso da Inglaterra). Chega a ser estranho para nós pensar em uma constituição não escrita, mas existem países assim e devemos respeitar suas formas de organizar seus povos, dando-lhes o devido respeito as suas soberanias. Quem for brasileiro e viver no Brasil deve obedecer as regras. Aliás, temos regras para estrangeiros também e etc.

Uma das regras da constituição é a liberdade religiosa, nenhuma religião é proibida no Brasil. No Brasil predominam os católicos e evangélicos, cujos documentação principal é a Bíblia. Claro que existe diferenças de tradução, mas, pelo certo, só existe uma bíblia, que é a base do cristianismo, a crença em Cristo. Existem várias religiões, mas todas estas pregam a crença em Cristo, sendo o mestre e salvador.

No islamismo temos o Alcorão, que se baseia nas revelações do profeta Maomé. As religiões africanas não possuem nenhuma documentação específica, sendo uma religião de passagem cultural.

Eu quis mostrar que grandes grupos e nações tem suas maneiras de formalizar seus métodos de interagir, seja na vida cidadã ou na vida religiosa, seja qualquer outra situação na formação de grupos, até mesmo futebol, onde todos tem que usar as mesmas cores e cantar os mesmos hinos.

Conforme mencionei em outro artigo aqui do blog, o brasileiro é muito preguiçoso e prefere ouvir resumos em vez de ler. As leis eleitorais foram um exemplo, pois, o artigo 224 lido sozinho tem um significado, mas quando lida a condução dos artidos 219, 220, 221, 222, 223 até o 224 o entendimento correto é surpreendente! Eu também fiquei surpreso antes de ler todos os artigos.

O líderes religiosos fazem o mesmo, pois, independente de religião, na Bíblia, Alcorão e etc também temos leis. Assim, como as constituições, as leis da nova constituição anula as leis anteriores sempre que as novas forem contrárias.

O dízimo foi "constituído" no Velho Testamento, conforme as leis de Moisés. Todos os judeus, até mesmo Jesus enquanto vivo era obrigado a respeitar as leis de Moisés. Depois de morto consagrou-se o Novo Testamento (nenhum testamento é de alguém vivo, concordamos?), onde nem tudo está em acordo com as leis de Moisés. Depois da morte dele, os cristãos (aqueles que aceitam Cristo como seu mestre) seguem as suas leis e ensinamentos. Será que o dízimo continua depois da morte de Cristo, conforme ensinado por seus apóstolos?

Grupos religiosos são instituições e possuem assembléias. Será que as igrejas que cobram dízimo estão respeitando o mestre?

Acompanhem os estudos do Irmão Rubens, cuja religião é nenhuma.

O Brasilista gosta de pensar e detesta ser enganado, por isso não aceita ser enganado nem por político, nem por poder econômico e nem por administradores religiosos.









Não dá para acreditar em "igrejas" que cobram o dízimo e dizem respeitar as novas leis de Jesus. Elas respeitam as leis de Moisés que foram abolidas por Jesus. Não ignore. Não acredite no homem. Não acredite em mim. Leia. Leia tudo e não só um versículo teleguiado.

P.S. Propina geralmente tem conotação negativa, mas segundo o dicionário aurélio, um dos significados é gratificação. Coisas da língua portuguesa.

3 comentários:

  1. Brasilista,
    o dízimo é uma obrigação com promessa !
    tem alguns padres e pastores que pedem o dizimo e fazem coisas erradas sim .
    mas você pega o livro de malaquias 3:10 e leia .
    é o único versículo que Deus permite que nós façamos prova com Ele !
    Jesus não abonou o dízimo, pois Ele não era um missionário ou pastor ou coisa igual .
    Ele , inclusive, falava para que nós dêssemos na época dele "tudo aos pobres" ( mais que 10% ) e o seguisse !
    Foi assim com os 12 apóstolos !
    Quem fala mal do dízimo não teve experiência com ele , vai por mim !

    abraços
    kiko lealki

    ResponderExcluir
  2. Quem cobra e quem paga dízimos está fora do evangelho de cristo, não sabe separar o que é lei e o que é graça, simplesmente fazem uma salada de frutas, que prega o evangelho de cristo sabe que ele é mediador de um novo testamento, mas isto é para quem prega o reino de Deus, quem prega dízimo cobra simplesmente para se beneficiar dele, e se aproveita da falta de conhecimento da grande maioria que não tem coragem de estudar a bíblia e vive de migalhas de lideres corruptos, pregando mentiras em cima dos púlpitos, fazendo promessas de bençãos para o povo em nome de Deus, sem um pingo de temor, II João 1 9 Todo aquele que vai além do ensino de Cristo e não permanece nele, não tem a Deus; quem permanece neste ensino, esse tem tanto ao Pai como ao Filho.
    10 Se alguém vem ter convosco, e não traz este ensino, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis.
    11 Porque quem o saúda participa de suas más obras.

    ResponderExcluir
  3. Transcrevo Malaquias 3:10
    "Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança."

    Isso não faz parte dos ensinamentos de Cristo, mas faz parte da velha aliança. Não se faz remento de pano velho com pano novo. O pano velho tem dízimo, mas o pano novo não. No "pano novo" não exites casa do tesouro. Quem quiser sustentar líder religioso, que sustente, esse é o esquema, sustento sem trabalho. Quem não trabalha, tão pouco coma.

    ResponderExcluir