Páginas

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

A Política e a interpretação das pesquisas.

Quando uma determinada empresa quer lançar um produto faz-se a famosa pesquisa de mercado. Existe uma história bem-humorada onde uma empresa de calçados queria expandir seu mercado exportando, por isso enviou um executivo para uma determinada cidade da África. Chegando lá, ele percebeu que as pessoas andavam naturalmente descalças. Ao voltar para empresa ele disse que não percebeu chances de mercado naquela cidade, pois as pessoas tinham o costume de andar descalças. Uma empresa concorrente soube da viagem para a África e também enviou um executivo, sem saber da conclusão da concorrência ele pediu de lá mesmo uma encomenda de 10 mil pares de sapatos, já que ninguém tinha sapatos por lá, ele queria pegar o mercado primeiro.

A pesquisa serve bem pra isso, conhecer o mercado, o difícil é saber interpretar bem os dados. Nós, eleitores, podemos ser muito influenciados pelas pesquisas políticas. É necessário ter muito discernimento pra acertar a conclusão conforme os dados das pesquisas. O primeiro executivo coletou os mesmos dados e concluiu completamente diferente do segundo.

O Brasilista sabe do tamanho da força do poder econômico e que nas eleições eles investem pesado nos dois melhores produtos para eles, no caso hoje Dilma e Serra, segundo as pesquisas. Quem ganhar eles já tem domínio completo. Não tem segredos, o multi-bilionário Eike Batista, por exemplo, doou 1 milhão para cada candidatura. No mínimo ele é um bom amigo dos dois. Sabemos que o Serra tem muita rejeição por conta do FHC, ou seja, ele no segundo turno com a Dilma é um presente para ela. A Dilma está preparada para comprarar ambos governos onde o Lula tem mais de 70% de aprovação. Quem não quiser a Dilma para presidente deve votar na Marina. Vou justificar. A Marina também é mulher, logo esse diferencial de ser a primeira mulher não pode colar mais, com a Marina no segundo turno com a Dilma só poderemos ter uma mulher como presidente. A Dilma perde a chance de comparações, afinal, a Marina não tem ligação com nenhum ex-presidente.

Apesar do poder econômico saber da influência das pesquisas, nós, seres pensantes, podemos agir e ser como o segundo executivo e usar a mesma pesquisa ao nosso favor, não para o favor deles.

O blog O Brasilista é muito pequeno para poder mudar tantos votos, mas o efeito internet pode rapidamente propagar uma idéia, um argumento.

Copie e divulgue na íntegra esse post.

Antigamente não tinhamos nossa voz, tanto é verdade que o humorista, músico e escritor Juca Chavez uma vez disse: "O Brasil se divide em dois grupos. Um grupo de 95% de pessoas que não tem com quem reclamar. O outro grupo com 5% que não tem do que reclamar".

Agora temos a internet e o poder logarítmico explosivo da divulgação do pensamento. As pessoas que possuem acesso a internet e votam no Serra devem entender que a melhor opção na verdade é a Marina. Uma pessoa de origem humilde. Só dela ter vindo do Acre e analfabeta até os 13 anos acaba com muitos currículos de humildade. Venceu na vida estudando. A Dilma não é páreo para ela.

Repito, copie esse texto todo e envie para seus amigos. Quanto mais gente souber das bases da ideia, melhor, pois não é um pedidinho de voto, é um argumento.

Boa sorte para todos nós nessas eleições!

Blog - O Brasilista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário